segunda-feira, 10 de março de 2008

A vida do piolho - É possível exterminá-los?

Dra.:Teresa Meireles
Data: 2007-10-24
Vivem entre 20 a 30 dias, agarrados aos cabelos. Alimentam-se de sangue. Em cada picadela, injetam uma anestesia local, para prevenir as dores, e um anticoagulante para evitar a coagulação do sangue e facilitar-lhes a alimentação. Se lhe aparecerem, não tenha vergonha: os piolhos gostam de cabelos limpos! Mas parta-lhes as pernas penteando-se e, de seguida… extermine-os!

Os piolhos são “bichos” muito pequenos – um inseto, de tamanho mais ou menos igual à da cabeça de um fósforo. O piolho tem seis pernas curtas, adaptadas para agarrar o cabelo.
Os piolhos ficam agarrados ao cabelo, perto do couro cabeludo, onde encontram comida e aquecimento. São muito difíceis de encontrar porque têm a tendência de se esconder quando há uma mudança de cabelo, e também a cor deles é normalmente igual à cor do couro cabeludo.
Os piolhos põem seis a oito ovos por dia, que se colam aos cabelos dos indivíduos. Sete a dez dias depois de nascerem, deixam uma casca vazia, a que se dá o nome de “lêndea”. Estas têm cor pérola, e são mais fáceis de encontrar que os piolhos. Infelizmente as lêndeas são impossíveis de tirar quando penteamos o cabelo.
Os piolhos alimentam-se de sangue, estando a sua boca adaptada para picar o couro cabeludo.
Durante cada picadela, injetam uma anestesia local, para prevenção de dores, e um anticoagulante para prevenir a coagulação do sangue, o que facilita a sua alimentação. Têm uma vida de 20 a 30 dias.
Os piolhos não podem saltar e, também, não morrem nas roupas das camas, nem nos móveis. A única maneira de se deslocarem é pelo contacto direto de cabeça a cabeça: um piolho pode visitar vários cabelos num só dia.
Quando uma criança tem piolhos, as pessoas em contacto com aquela criança também podem vir a ter.
Tratamento
Fale com as enfermeiras de Saúde Escolar do Centro de Saúde da sua área de residência, para lhe informar como e o que deve utilizar para eliminar os piolhos. Depois do tratamento, é fácil tirar os piolhos mortos e as lêndeas, com um pente fino.
Não esquecer:
Pentear o cabelo diariamente, porque isso parte as pernas dos piolhos e eles assim não se conseguem agarrar ao cabelo.
Fazer uma inspeção semanal ao cabelo.
Quando os piolhos são detectados, deve ser feito um tratamento rápido a toda a família, para eliminar os piolhos de forma eficaz.
Não esquecer de informar a escola, amigos e família quando os piolhos são detectados.Não tenha vergonha, os piolhos gostam de cabelos limpos.
O controlo do piolho começa em casa, com os pais. A escola não tem a responsabilidade de fazer a inspeção dos cabelos dos alunos.
Fonte de pesquisa:

3 comentários:

Anônimo disse...

Aí que coceira!!! Vamos limpar as cabecinhas!!!

Anônimo disse...

Só passando pente fino mesmo para exterminar esses bichinhos.
Gustavo

Anônimo disse...

Os alunos da 6ª série B e a professora ana Maria estão de parabéns pela iniciativa, muito interessante a atividade e o informativo que fizeram. PARABÉNS!!!